Recentemente galardoada com o 2º prémio no Concurso Internacional de Canto de Toulouse, Eduarda Melo tem consolidado a sua carreira maioritariamente entre França e Portugal.

Após uma licenciatura em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e da exceptional passagem pelo Estúdio de Ópera da Casa da Música, Eduarda lança-se numa carreira internacional que inicia com a integração do elenco do prestigiado CNIPAL em Marseille.

Em ópera destacam-se os papeis de Corinna (Il Viaggio a Reims) Teatro Nacional de São Carlos; Rosina (Il Barbiere di Seviglia) Ópera de Lille; Elvira (L’Italiana in Algeri) Ópera de Marseille; Norina (Don Pascuale) Teatro Nacional de São Carlos; Musetta (La Bohè́me) Festival de Saint-Céré; Despina (Cosi Fan Tutte) Teatro Nacional de São Carlos; Primeira Dama (Die Zauberflöte) e Stéphano (Romeo et Juliette) Ópera de Marseille; Frasquita (Carmen) Ópera de Lille e Thêatre de Caen; Valencienne (La Veuve Joyeuse) Festival Folies d’O Montpellier; Ruth (Paint Me/Luís Tinoco) Culturgest; Spinalba (Spinalba/F. A. de Almeida) e Ascanio ( Lo Frate Nnamorato/Pergolesi) CCB; Zemina (Die Feen/Wagner) Thêatre du Châtelet Paris; Vespina (L’Infedeltà Delusa/Haydn) Ópera de Monte Carlo; Maria Luisa (La Belle de Cadix/Francis Lopez) Festival de Saint Céré e Elle (La voix Humaine) Casa da Música Porto.

No âmbito da música contemporânea tem participado em criações essencialmente de compositores portugueses, tais como Vera na ó́pera de António Pinho Vargas A Little Madness in the Spring, Pastora e Rapaz de Bronze nas óperas A Montanha e Rapaz de Bronze de Nuno Côrte-Real e mais recentemente na obra Livro de Florbela op. 42 (Nuno Côrte Real) com o Ensemble d’Arcos.

Em concerto destacam-se as interpretações do Requiem de Mozart, Stabat Mater de Poulenc, Requiem de Brahms, Giuditta de Francisco António de Almeida, Pulcinella de Stravinsky e O King de Berio.

Foi dirigida por maestros como Marc Minkowski, Antonello Allemandi, Martin André, Jean-Claude Casadesus, Cesário Costa, Manuel Ivo Cruz, Laurence Cummings, Jean-Sébastien Béreau, Stefan Ausbury, Franck Ollu, Jérémie Rhorer e Michael Zilm.

Colabora regularmente com os grupos Ludovice Ensemble e Divino Sospiro.

Destacam-se como compromissos futuros a participação no espectáculo “Mozart Concert Árias” da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker com a Companhia Nacional de Bailado e Rosina (Il Barbiere di Seviglia) nos teatros de Caen, Reims, Limoges e Dijon.