Em 1793, ano tão sangrento noutras paragens, ergue-se o novo Teatro de São Carlos em Lisboa e António Leal Moreira, um dos mais importantes compositores portugueses do seu tempo, torna-se o seu primeiro diretor musical.
Nesse mesmo ano, o músico recebe encomenda para escrever uma serenata alegórica intitulada Il Natale Augusto, com libreto de Gaetano Martinelli, para festejar o nascimento de D.ª Maria Teresa, primogénita do príncipe D. João e da princesa D. Carlota Joaquina.
Música, pois, para ocasião festiva, com o som a servir de base ao júbilo. A obra destinava-se a ser cantada no palácio do capitalista Anselmo José da Cruz Sobral. Não se olhou a despesas – a célebre Luísa Todi, que conquistara já toda a Europa (de Setúbal a São Petersburgo), veio expressamente de Madrid para participar nesta estreia mundial.
A obra de Leal Moreira é significativamente influenciada pelas linguagens de Giovanni Paisiello e de Domenico Cimarosa, compositores cujas obras subiram à cena do Teatro de São Carlos nos seus primeiros anos.